Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A gonorreia é uma das DSTs mais frequentes em nível mundial, atingindo inúmeras pessoas anualmente. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa infecção pode comprometer tanto homens quanto mulheres, e, se não tratada, pode desencadear danos à saúde. Neste conteúdo, abordaremos os indicadores da infecção, modos de disseminação, métodos de detecção e tratamento da gonorreia.
Entendendo a Gonorreia
Essa infecção é uma doença causada por bactéria que atinge especialmente as membranas do sistema genital, como canal urinário, região cervical, reto e faringe. Apesar de que possa ser curada com antibióticos, a não identificação inicial pode levar a consequências graves.
Sinais e Sintomas da Gonorreia
As manifestações clínicas da doença podem mudar conforme o indivíduo, e, em certos quadros, a infecção pode ser assintomática. Quando presentes, os principais sinais são:
Nos Homens:
Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Sensação de queimação ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Dor ao urinar
Sangramento vaginal irregular
Sensação dolorosa na penetração
Desconforto na região pélvica
Sintomas Adicionais:
A gonorreia também pode afetar a garganta, provocando irritação e desconforto, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.
Modos de Contágio da Gonorreia
O meio mais comum de contágio acontece durante o sexo sem preservativo, englobando diferentes tipos de contato íntimo. Ademais, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, levando a infecções neonatais, gerando inflamações severas nos olhos.
Métodos de Diagnóstico
A detecção da mais informações doença é realizado por meio de testes clínicos, como:
Identificação da bactéria na urina: avalia a existência da infecção na urina.
Coleta de secreção genital: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Detecção genética da bactéria: método mais preciso para detectar a infecção.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
O tratamento envolve o uso de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.